segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A vida por um fio


Ainda um completo mistério para as relações entre as pessoas, as redes sociais que se multiplicam por aí aprisionam em seus perfis um pouco da existência de cada um de nós. A frenética troca de mensagens, recados, vídeos, músicas, fotos e até, quem diria, textos, nos dão aquela sensação de que isto é o mundo, e a sua realidade. O dia na empresa acaba ao desligar da máquina, o mesmo acontece em casa, quando nos desconectamos para, enfim, irmos ao sono sagrado, às vezes, depois de horas batendo papo na rede.
Uma das conseqüências das quais é necessário ficar de olho tendo em nosso cotidiano todo esse mundo que operamos com as pontas de nossos dedos, é uma certa impaciência que surge quando precisamos dos serviços presentes no mundo do lado de fora dos fios. Vá a um banco no próximo dia 10 e verás o que te aguarda no lado real da vida. Não dá pra deletar a fila! A crítica aqui não é em relação ao atendimento dos bancos, mas como a vida real segue em seu ritmo, o ritmo de cada pessoa, cada um com seu tempo e cada coisa em seu devido tempo.
A sensação que resta, oriunda da discrepância entre o virtual e o real, é a de que estamos ficando ultrapassados. Pior ainda, pode haver uma tendência ao desrespeito alheio, como se operássemos o outro da mesma forma que operamos impunemente os sites de relacionamentos.
É evidente que o passar dos anos torna o ser humano consciente em relação ao tempo de cada realização e por essa razão, a vida fora da rede deva ser encorajada. Os mais jovens não são capazes de perceber o quanto se desperdiça de uma vida ainda precoce tanto em frente a um objeto, que por mais que responda aos nossos comandos, é inanimado, é uma ferramenta.
O bom uso das tecnologias pode ser o passaporte para um futuro mais equilibrado, desde que cada um possa entender os limites e características do mundo virtual, cada vez mais veloz, mais potente, mais avançado, em oposição ao mundo real, com pessoas reais, cada vez mais sem um rumo em meio à velocidade das mudanças que afetam diretamente os relacionamentos entre cada pessoa.
Juventude – Será realizado em setembro, em Praia Grande, a 1ª Conferência da Juventude. Serão debatidas propostas de políticas públicas para juventude da Região. É uma oportunidade para o jovem engajar-se junto ao poder público, trazendo as discussões que interessam para a busca de soluções. Através do blog juventudepg.blogspot.com,  os interessados poderão participar com suas propostas e organizar grupos de representação.
Tema de recente palestra ministrada a 120 alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis, as redes sociais devem ser tema recorrente entre os jovens e certamente deve ser pautado para discussões durante as conferências em setembro.

Nenhum comentário: