quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mano é dez!

Do ano de 2004 pra cá o técnico Mano Menezes tem colecionado um retrospecto, no mínimo, bastante promissor. A conquista pelo Corinthians da Copa do Brasil ontem contra o time do Internacional lá no Beira-Rio é, neste momento, a cereja do bolo dele.

Ao contrário do que aparenta, Mano não é tranqüilo. Demonstra ser extremamente aguerrido, um tanto explosivo, principalmente dentro de campo onde frequentemente é expulso, sobretudo em decisões. Mas o time, mesmo sem sua presença no banco, reflete sua disciplina tática.
O Corinthians não apresentava essa regularidade técnica em campo provavelmente desde a época do Parreira em 2002, quando também sagrou-se campeão, pela segunda vez, da Copa do Brasil.

O Campeonato Brasileiro conquistado pelo Timão em 2005, apesar da dupla Tevez e Nilmar, foi muito mais oriundo das falcatruas envolvendo bolsas de aposta (aquele caso do juiz Edílson) do que de bom futebol.
Mano construiu o time do Corinthians a partir da defesa e meio-campo, durante o campeonato da Série B do ano passado. Só então, com a defesa bem postada, as atenções chegaram ao ataque do time. Foi como uma casa que se constrói do alicerce ao acabamento.

Do ano de 2004 pra cá, o retrospecto de Mano traz os seguintes resultados:

-com o inexpressivo time do XV de Novembro de Campo Bom, em 2004, alcançou um espetacular terceiro lugar na Copa do Brasil daquele ano;

-com o Grêmio faturou a série B do Brasileirão e dois títulos gaúchos consecutivos em 2006 e 2007, chegou ao terceiro lugar no brasileiro de 2006 e ao vice-campeonato da Libertadores em 2007;

-com o Corinthians, vice da Copa do Brasil, campeão da Série B do brasilerão em 2008, o Paulistão de 2009 invicto e finalmente a Copa do Brasil, contra o Inter, que já ta virando, meio que, freguês dele.

São dez resultados expressivos em uma carreira ainda iniciando.
É claro que ainda falta no currículo do treinador o Brasileirão série A e o sonho de consumo do corinthiano, a Copa Libertadores.

Mas as peças desse xadrez foram dispostas a partir da conquista de ontem.
O futuro do Corinthians no próximo ano e meio propicia ao treinador a oportunidade de seguir em busca destes resultados que coroariam de vez condição de treinador top.
Mano é dez. Mas seu desafio é ser onze, doze...

Um comentário:

Roberto Aló Filho disse...

Meu camarada Cajones

Se o papo for retrospecto o Muriçoca bate seu Maninho.

O Ex-bambi mantém regularidade de um título por ano desde 2001.

01 e 02 - Náutico Bicampeão pernambucano;
03 - Inter Campeão gaúcho;
04 - São Caetano Campeão paulista;
05 - Inter Campeão gaúcho;
06, 07 e 08 - SP Tricampeão brasileiro.

Além do vice na Libertadores de 06 e o Vice roubado do brasileiro 05 pelo Inter.

Portanto, não foi campeão de torneios ridículos como a série B. Seu único título decente é essa Copa do Brasil vencida no sul.

É isso.