sábado, 15 de março de 2008

Vacina anti-pirataria

Lembra do LP? O bolachão de vinil?
No tempo deste objeto o disco pirata tinha uma conotação bem diferente do que se conhece hoje, principalmente pra quem, como eu, curtia hard rock & afins.

Pesadelo da indústria fonográfica mundial, o disco pirata dos dias atuais nada são além de grosseira cópia de um original, as vezes sem nem o encarte. Que ingenuidade a minha...encarte!
Pois justamente, os discos piratas eram a glória dos rockeiros.

E se você acha politicamente incorreto, vamos lá: os piratas eram, geralmente, gravações de concertos de nomes como Black Sabbath, Kiss, Led Zeppelin, Deep Purple e tantos outros quanto lembrarmos, gravações de faixas raras, às vezes com surpreendente qualidade, na maioria das vezes, registros precários, mas valia muito a pena possuí-los.

Exibiam um trabalho artístico tão elaborado quanto o material oficial das gravadoras e é aí que mora a jogada: não é barato produzir LP e ainda por cima geravam mitos acerca dos artistas.
Portanto, para os piratas da época o mercado exigia um diferencial artístico sobre o material oficial disponível, já que não haveria vantagem pelo preço, levando os produtores desse mercado negro a lançar os mais diversos títulos que acabaram se notabilizando e alcançando tanto destaque quanto os álbuns oficiais.
Led Zeppelin , Live in Knebworth, 1977 discos I e II, último show do Led, só um pequeno exemplo.

Os atuais saqueadores do meio artístico não precisam se preocupar em conhecer a obra de quem irão usurpar. Não precisarão ir atrás dos artistas em seus shows a fim de obter um precário registro único de um concerto perdido num fim-de-semana qualquer.
Vamos escolher quem vende mais pois a vantagem é o preço, até isso é banal.
Este trabalho hoje cabe aos verdadeiros interessados nos artistas: seus fãs que agora gravam e postam em mp3 as novas raridades, show do Police no Brasil, Do Led em Londres, do Iron e Dream Theater também no Brasil e por aí vai.

A vacina? O Próprio vinil.
Querem alguns saudosos a volta do bolachão e o argumento é justamente a impossibilidade de se piratear este material na forma como vem sendo feita com cd's e dvd's.
É isso?

Nenhum comentário: